sábado, 31 de dezembro de 2011

SEGURANÇA - CENIPA criará registro específico para ocorrências de laser verde

Dados serão usados em campanhas e ações conjuntas contra o problema; neste ano, país registrou 250 casos


Tormento principalmente dos goleiros de futebol nos estádios, a brincadeira com canetas de raio laser agora inferniza a vida dos pilotos de avião. Em 2011, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) registrou cerca de 250 casos, um aumento em relação a 2010 de quase quatro vezes. Como a contabilização é baseada em relatos dos aviadores, esse número pode ser ainda maior. Para identificar os aeródromos onde a recorrência é maior, o CENIPA planeja disponibilizar em sua página (www.cenipa.aer.mil.br), em 2012, um formulário específico para esse tipo de reporte. Com os dados será possível direcionar campanhas e ações conjuntas entre os órgãos da administração aeroportuária e o poder público local.
As brincadeiras têm se espalhado por todo o Brasil. A incidência dos casos começaram a aumentar a partir do ano de 2009. De acordo com o CENIPA, até o mês de novembro deste ano, foram relatados 38 casos em Londrina (PR), 36 no Galeão (RJ), 21 em Vitória (ES), 13 em Campinas (SP), 11 em João Pessoa (PB), 9 em Navegantes (SC) e 9 em Fortaleza (CE). “O que se vê hoje é uma maior facilidade de aquisição deste artefato e acredito que por isso no Brasil, nos últimos três anos, nós tivemos o incremento do número de reportes”, afirma o Major Aviador Márcio Vieira de Mattos, da Divisão de Aviação Civil do CENIPA.
As consequências da utilização do raio laser verde podem ser danosas, conforme alerta o Major Mattos, da Divisão de Aviação Civil do CENIPA. “A probabilidade de se derrubar um avião com equipamento de emissão de laser é baixa, mas não pode ser descartada, uma vez que nós temos na frota nacional aeronaves que voam com apenas um piloto. Quando atingido diretamente nos olhos, o comandante do avião pode ter dificuldade de interpretar os instrumentos, cegueira momentânea e a formação de imagens falsas, que numa situação de decolagem ou pouso pode ser crítica”, explica o Major Mattos. “A probabilidade é baixa, mas existe e as consequências podem ser até catastróficas. Então nós temos que trabalhar em termos de prevenção”, complementa o Oficial do CENIPA.
Os relatos de ocorrências com laser não são recentes e tampouco exclusividade nos céus brasileiros. Há reportes de casos no Canadá, Reino Unido, Espanha e Estados Unidos. O primeiro caso relatado ocorreu em Los Angeles, no ano de 1993. O comandante de um boeing 737 foi atingido e obrigado a passar o controle dos comandos da aeronave para o co-piloto. Ele ficou quatro minutos sem conseguir interpretar os instrumentos.
Assim como soltar balões (Perigo Baloeiro), a brincadeira com raio laser pode render problemas com a justiça. “Utilizar o laser e atrapalhar a navegação área é um crime previsto no Código Penal Brasileiro”, ressalta o Major Mattos.

fab.mil.br

Licença de Estação de Aeronaves


Confira os novos procedimentos

A partir de 1º de janeiro de 2012, o formulário Declaração de Estação de Aeronave (F-100-35A) não será mais utilizado. Para obtenção da Licença de Estação de Aeronave, após a vistoria, o operador deverá dirigir-se diretamente à Agencia Nacional de Telecomunicações (ANATEL), de acordo com os procedimentos estabelecidos por aquela Agência. As informações referentes aos equipamentos instalados na aeronave serão disponibilizadas à ANATEL por meio de acesso ao banco de dados do Sistema de Aviação Civil da ANAC.
Além disso, não será mais necessária a apresentação da Licença de Estação de Aeronave às Unidades Regionais da ANAC para serem carimbadas.
A Licença de Estação de Aeronave deve ser requerida, de acordo com a Lei Geral de Telecomunicações (Lei no 9.472, de 16 de julho de 1997) e o Art. 29 da Convenção de Chicago.

Calendário de exames para pilotos

Datas de exames para revalidação de licenças em 2012

A ANAC divulgou o calendário para a aplicação de exame  prático  para revalidação de habilitação em aeronaves de asas fixas , também conhecidos como cheques, que serão aplicados em todo o Brasil de janeiro a dezembro de 2012.
       
Clique aqui para acessar o calendário.
Para agendar os exames práticos em aeronaves de asas fixas, os pilotos devem enviar mensagem eletrônica para o endereço agendar.check@anac.gov.br  a partir  do primeiro dia útil do mês antecedente,até as 11:00 h da  última sexta-feira imediatamente anterior  ao cheque. O candidato poderá optar por realizar o cheque em três turnos diferentes: primeiro turno (briefing 7h e decolagem 8h), segundo turno (briefing 10h15 e decolagem 11h15) e terceiro turno (briefing 14h15 e decolagem 15h15).
Na mensagem devem constar também o nome completo do piloto, código ANAC, modelo e fabricante da aeronave de asas fixas que será utilizada no cheque e a habilitação a ser renovada (MLTE, MNTE,C525,LR40,IFR,etc), — além da data e horário escolhidos.Vale ressaltar que terão prioridade na escolha de datas e horários aqueles pilotos que enviarem mensagem de agendamento com maior antecedência.
Regras gerais:
-Serão justificados pedidos de cancelamentos por indisponibilidade da aeronave com o envio de cópia da  página do Livro Técnico de Bordo, onde constarão o motivo real da indisponibilidade;
-Serão justificados pedidos de cancelamentos por indisponibilidade  do piloto, com o envio do  respectivo atestado médico;
-Cancelamentos injustificados poderão ocasionar cancelamento do processo e atendimento após o último pedido de cheque que estiver registrado na ocasião.

CIV digital e obtenção de Código ANAC

Veja como acessar os serviços online

A ANAC disponibilizou aos usuários da aviação civil manuais sobre o Registro de Horas de Voo Online (CIV Digital) e Obtenção de Código ANAC (CANAC), serviços online relacionados à área de habilitação e licenças. Os manuais trazem todos os detalhes para a utilização dos serviços, que podem ser realizados pela internet.
Clique aqui para acessar o Manual de solicitação de Código ANAC (CANAC).
Clique aqui para acessar o Manual de registro de horas de voo online (CIV Digital).

anac.gov.br

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Helicóptero que levava papai noel cai e deixa 4 feridos no RJ

Vítimas tiveram escoriações leves e foram atendidas no local.
Aeronave levava homem vestido de papai noel para festa em Iguabinha.



Quatro pessoas ficaram levemente feridas na queda de um helicóptero na Praça de Iguabinha, na Região dos Lagos do Rio, na tarde desta sexta-feira (30), informou o Corpo de Bombeiros do quartel de Araruama.

Segundo as primeiras informações, as vítimas tiveram escoriações leves, foram atendidas no local e liberadas em seguida. Entre os feridos, estava um homem fantasiado de papai noel, que foi contratado para uma festa de fim de ano na cidade.

De acordo com a corporação, seis pessoas que estavam na praça ficaram assustadas, passaram mal e foram encaminhadas para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Ainda não há informações sobre o estado de saúde delas.

Ainda de acordo com a corporação, o acidente aconteceu por volta das 16h. Antes da queda, o helicóptero teria encostado em uma rede elétrica.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

CCF - ATUALIZAÇÃO MAIS RÁPIDA, DIZ ANAC


A partir de 1º de janeiro de 2012, não serão mais emitidos Certificados de Capacidade Física/Certificados Médicos Aeronáuticos (CCF/CMA) em papel. As informações dos profissionais da aviação que atestam aptidão para o desempenho satisfatório de suas atribuições constarão em sistema informatizado da ANAC.

Assim, todos os candidatos devem possuir Código ANAC para possibilitar a inclusão de seus dados no sistema. Os candidatos que ainda não têm esse código devem obtê-lo no endereço do SINTAC (Sistema Integrado de Informações da Aviação Civil) no link “Solicitar Código ANAC”, antes de se apresentarem para a inspeção de saúde.

A mudança objetiva aumentar a segurança e a confiabilidade dos dados, assim como diminuir o tempo de espera de atualização do sistema. Algumas informações como classe, categoria, tipo sanguíneo e fator RH já constam nas Carteiras de Habilitação Técnica (CHT) emitidas a partir de agosto de 2011.

anac.gov.br

sábado, 10 de dezembro de 2011

Campo de Marte é um dos principais aeroportos da aviação executiva de São Paulo

Especialista fala sobre projeto de aumentar jornada de trabalho de aeroviários

Queda de monomotor mata 13 pessoas em Manila, nas Filipinas

Bimotor faz pouso de emergência no aeroporto internacional de Manaus

Apenas o comandante do bimotor estava a bordo. Ele não ficou ferido.
Em abril, uma aeronave da mesma empresa caiu matando sete pessoas.

Do G1 AM
 
Um bimotor modelo Seneca da Empresa Amazonaves Táxi Aéreo fez um pouso de emergência na pista do terminal 2 do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus, por volta das 7h40 deste sábado (10). 

De acordo com a assessoria de comunicação da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Ifraero), o avião saiu do aeroclube de Manaus, localizado na Avenida Professor Nilton Lins, bairro Flores, Zona Centro-Sul, com destino ao município de Tefé, a 663 quilômetros da capital, mas apresentou problema técnico e precisou pousar.

Ainda segundo a Infraero, apenas o comandante estava a bordo da aeronave. Ele não ficou ferido.

Em abril deste ano, uma outra aeronave, modelo Seneca II, prefixo PT-EFS também da empresa Amazonaves, caiu logo após a decolagem no aeroporto de Manaus. Sete pessoas que estavam a bordo da aeronave morreram.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Monomotor cai em Carmo do Cajuru e duas pessoas morrem



MATRÍCULA: PRLJL
   
Fabricante:
CIRRUS DESIGN
Modelo:
SR20

Primeiro Phenom 100 feito pela Embraer nos EUA faz voo inaugural

Jato foi produzido para a Executiva AirShare, do estado do Kansas.
Embraer inaugurou centro de atendimento para clientes de jatos executivos.

Do Valor OnLine

A primeira fábrica de montagem final de aeronaves da Embraer nos Estados Unidos concluiu a produção do seu primeiro produto, um jato Phenom 100, que fez nesta quinta-feira (8) seu voo inaugural. A linha de montagem de jatos executivos da Embraer está localizada no Aeroporto Internacional de Melbourne, na Flórida, onde também a empresa inaugurou, no último dia 5, um Centro Global de Atendimento ao cliente para jatos executivos.
O primeiro Phenom 100 montado nos EUA, segundo a Embraer, foi produzido para a Executiva AirShare, empresa de propriedade compartilhada, sediada no estado do Kansas. A AirShare já é operadora de Phenom 100 e também do modelo Phenom 300.
Primeiro Phenom 100 montado nos EUA faz voo inaugural (Foto: Divulgação/Embraer)Primeiro Phenom 100 montado nos EUA faz voo inaugural (Foto: Divulgação/Embraer)
A Embraer investiu US$ 50 milhões na unidade de produção de Melbourne, onde dispõe de uma área construída de 14 mil metros quadrados. A localização da unidade da Embraer nos EUA é estratégica, pois o país é hoje o maior mercado da companhia na área de aviação executiva. No local ,a Embraer conta com modernas instalações de produção e uma cabine de pintura.
No Centro Global de Atendimento ao Ciente para Jatos Executivos, os clientes da empresa podem definir o desenho do interior dos jatos executivos com a utilização de tecnologia 3D de última geração. Existe ainda um showroom com uma grande variedade de materiais de finalização de interiores.
Para viabilizar o empreendimento em Melborne, a Embraer contou com a parceria do Estado da Flórida, da Comissão de Desenvolvimento Econômico (CDE) da Space Coast da Flórida, o Aeroporto Internacional de Melborne, a cidade de Melborne e o BBVA Compass Bank.

Desfile de lingeries surpreende passageiros de avião na Bolívia

Modelos com pouca roupa apareceram em voo entre La Paz e Cochabamba.
Evento era promoção de marca colombiana de roupas íntimas.

Do G1, com AP

Modelos desfilaram de lingerie em voo comercial entre La Paz e Cochabamba nesta sexta-feira (9). O evento, que surpreendeu os passageiros, foi uma promoção de uma marca colombiana de lingerie e ocorreu em voo da empresa aérea estatal BoA.
Modelo desfila em voo comercial entre La Paz e Cochabamba nesta sexta-feira (Foto: AP)Modelo desfila em voo comercial entre La Paz e Cochabamba nesta sexta-feira (Foto: AP)
Modelo desfila em voo comercial entre La Paz e Cochabamba nesta sexta-feira (Foto: Juan Karita/AP)Modelo desfila em voo comercial entre La Paz e Cochabamba nesta sexta-feira (Foto: Juan Karita/AP)
Modelo desfila em voo comercial entre La Paz e Cochabamba nesta sexta-feira  (Foto: Juan Karita/AP)Modelos desfilam em voo comercial entre La Paz e Cochabamba nesta sexta (Foto: Juan Karita/AP)
Modelo desfila em voo comercial entre La Paz e Cochabamba nesta sexta-feira (9) (Foto: Juan Karita/APmu)Modelo desfila em voo comercial entre La Paz e Cochabamba nesta sexta-feira (9) (Foto: Juan Karita/AP)
Modelos posam em frente ao avião nesta sexta-feira (9) (Foto: Juan Karita/AP)Modelos posam em frente ao avião nesta sexta-feira (9) (Foto: Juan Karita/AP)

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Modelo tem mão decepada ao descer de monomotor e esbarrar em hélice

Lauren Scruggs, de 23 anos, havia sobrevoado Dallas com um amigo.
Familiares acreditam que ela queria agradecer ao piloto após o pouso.

Uma modelo americana de 23 anos sofreu sérios ferimentos ao esbarrar sem querer na hélice de um monomotor que acabara de pousar ao norte de Dallas, no Texas, na noite de sábado (3). Lauren Scruggs teve uma mão decepada e sofreu cortes na lateral esquerda do rosto e no ombro.
Scruggs é editora de uma revista online de moda e já trabalhou no departamento de figurino do seriado "Gossip Girl". Ela tinha acabado de descer do avião com um amigo após um voo noturno para ver as luzes de Natal na cidade, quando caminhou de encontro com a hélice no nariz do pequeno avião, que ainda estava girando.
A modelo Lauren Scruggs, de 23 anos, teve uma mão decepada ao esbarrar na hélice de um monomotor (Foto: Reprodução/ABC News) 
A modelo Lauren Scruggs, de 23 anos, teve uma mão decepada ao esbarrar na hélice de um monomotor (Foto: Reprodução/ABC News)
Os pais da jovem disseram nesta terça-feira (6) que ela está respondendo aos chamados e se recupera lentamente. Ela passou por uma série de cirurgias no final de semana, de acordo com o noticiário americano ABC News.
"Foi realmente um horrível acidente. Acredito que ela tenha ido agradecer ao piloto", afirma o pai da modelo, Jeff Scruggs. Segundo os familiares, ela não havia consumido bebidas alcoólicas naquela noite.

Manual Manutenção Piper Meridian


quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Manual Learjet 30 Series - FlightSafety

Manuals & Check-List Cessna - Modelo C120 a C206

ANAC aperfeiçoa vigilância de planos de voo

Brasília, 06 de dezembro de 2011 - A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) está aprimorando o sistema Decolagem Certa (DCERTA), ferramenta que permite a vigilância continuada dos planos de voo e faz do Brasil o único país do mundo a possuir fiscalização prévia de suas rotas.
A partir deste mês, o sistema DCERTA fará o envio automático de e-mail ao piloto solicitante com a autorização do trecho cadastrado, a aeronave utilizada e os aeródromos de origem e destino. A mesma comunicação será enviada ao operador da aeronave. Além disso, a ANAC hospedará um link em seu site na qual todo piloto terá acesso ao histórico dos voos realizados.
Com essas medidas, a Agência vai aumentar ainda mais a segurança das operações aéreas para evitar que algum piloto utilize fraudulentamente o registro de outro aviador.
Ao receber o e-mail automático, o piloto poderá confirmar suas rotas. Se algum trajeto registrado com seu código não foi efetuado por ele, o piloto deverá informar à ANAC, para permitir que a Agência adote as providencias cabíveis. Se a fiscalização identificar que o piloto deixou de comunicar a divergência, o aviador será penalizado na esfera administrativa e criminal.
Os pilotos também poderão checar periodicamente seu histórico de voos, por meio de relatório disponível no site da ANAC. Essa ferramenta tem o mesmo objetivo do e-mail automático e também permitirá que o aviador, após a checagem, tenha ciência dos voos cadastrados com seu código no sistema DCERTA. Se algum deles não estiver de acordo com os trechos realizados, o piloto também deverá comunicar o fato à ANAC, para não correr o risco de ser autuado.
           
Para 2012, está prevista a implantação de mais um mecanismo de segurança no sistema, a identificação positiva da tripulação, que só irá permitir o cadastro e a autorização do voo mediante senha individual e intransferível de cada piloto. A concessão da senha a outro piloto para realizar o cadastro do voo é passível de sanções.

A ANAC esclarece que todos os dados informados no sistema são de responsabilidade do piloto e, caso ocorram fraudes nas informações, o piloto responsável responderá criminalmente e também sofrerá sanções aplicadas pela ANAC, que vão de suspensão de habilitação ao recebimento de multas.