quarta-feira, 27 de junho de 2012

Azul terá simulador de ATR 72-600

Companhia trará primeiro equipamento do tipo no país

A Azul Linhas Aéreas terá a partir do início do próximo ano um simulador de voo do turbo-hélice francês ATR 72-600. Será o primeiro equipamento do tipo no Brasil. A iniciativa é uma parceria entre a companhia aérea e a Flight Safety International, líder mundial na indústria de tecnologia de aviação. "O novo simulador proporcionará treinamentos ainda mais completos aos nossos pilotos, atendendo aos mais rigorosos requisitos de formação, e seguindo nosso principal valor, que é a segurança", afirma David Neeleman, fundador da Azul. O simulador é classificado com Full Flight Simulator, que recria fielmente todos os comandos e dispositivos de uma aeronave real, e será equipado com o avançado sistema X Vital Visual System, que oferece um campo de visão amplo, com imagens de satélite em alta resolução, e que permite simular condições ambientais adversas, problemas mecânicos, elétricos, entre outras.
aeromagazine

OPERAÇÃO "POUSO FORÇADO"

ANAC colabora em apreensão de aeronaves estrangeiras


Brasília, 20 de junho de 2012 - A Agência Nacional de Aviação Civil participa da “Operação Pouso Forçado”, força-tarefa da Polícia Federal e Receita Federal para apreensão de aeronaves estrangeiras em situação irregular com a aduana. A Operação foi criada para cumprir mandados de busca e apreensão de 12 aeronaves estrangeiras que estavam no Brasil com falsa declaração de entrada temporária. Até o momento, sete aeronaves foram retidas.


Desde setembro de 2011, a ANAC, Receita Federal e a Aeronáutica possuem um sistema integrado que permite o cruzamento dos dados da autorização de sobrevoo emitida pela ANAC, do termo de entrada e  admissão temporária gerado pelas aduanas da Receita Federal e dos planos de voo das salas de tráfego aéreo sob responsabilidade da Aeronáutica, no momento da entrada da aeronave estrangeira no país. A Receita Federal mapeou todos os registros de voos das aeronaves estrangeiras e acompanhou a operações das mesmas em território brasileiro. Após identificada a fraude, ações foram desenvolvidas no sentido de proibir a decolagem antes do início da operação. Quando notificada pela PF, a ANAC, em coordenação com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), da Aeronáutica, suspendeu por 15 dias as autorizações das aeronaves estrangeiras que estavam irregularmente em território nacional e impediu as decolagens. Além disso, foram mapeados os aeródromos onde as aeronaves pousaram. O restabelecimento das operações depende de nova notificação da PF. As aeronaves apreendidas estavam em situação regular perante a ANAC, com as autorizações de sobrevoo válidas.

Pela legislação brasileira, aviões particulares produzidos fora do país e pertencentes a empresas com sede internacional podem entrar no país temporariamente, caso venham conduzindo seus diretores ou proprietários.  Caso sejam utilizadas regularmente no Brasil, elas devem ser importadas por seus usuários, com o recolhimento de impostos federais e estaduais. Os responsáveis serão indiciados, conforme sua atuação, pelos crimes de descaminho e falsidade ideológica. As penas podem atingir 9 anos de prisão e perda das aeronaves.

anac.gov.br

Bancas de Provas Itinerantes em julho

A ANAC ministrará novas provas de revalidação de habilitação para pilotos em julho. Os exames serão aplicados nas cidades de Ribeirão Preto (SP), São Luís (MA), Campo Grande (MS) e Teresina (PI). Clique aqui  para mais informações.


 Será mantida a realização de provas iniciais e de revalidação nas unidades da ANAC em Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF),  Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

anac.gov.br

quarta-feira, 20 de junho de 2012

NESTE FINAL DE SEMANA COMEÇA A 12º BROA FLY-IN









O evento começa nesta sexta-feira (22) e vai até domingo (24) na cidade de Itirapina-SP
Rodovia Municipal Ayrton Senna Km 08
Aeródromo Dr. José Augusto de Arruda Botelho
SDJA-Itirapina/SP

ELEVAÇÃO 783 metros (2596 pés) Orientação: 07-25
Coordenadas: 22° 11’ 41" S / 47° 51’ 42" W
Freqüência livre: 123.125Mhz


VEJA A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:


Sexta dia 22
9h as 11:30h – chegada de aeronaves; passagens de aeronaves;
9h30 – Voo do Staggerwing
12h - Aeromodelismo
13h a 13:30h - Apresentação Aérea com Ernani
14h – 14:30h - Apresentação Aérea com Esquadrão Textor
15h – 15:30h - Apresentação Aérea com Richieri
16h – 16:30h - Apresentação Aérea com Edo
16:30h – Voo do Demosielle
17h – Happy hour com Maria Butcher

Sábado dia 23
9h as 11:30h – chegada de aeronaves; passagens de aeronaves;
11h - Apresentação Aérea com Ernani
11:15h – Voo do Staggerwing
11h30 – Solenidade de Homenagens
12:15h – Apresentação Aérea com Richieri
12h – Apresentação Musical Russo Jazz Band
13h – Aeromodelismo
14h – Apresentação Aérea com Esquadrão Textor
15h – Apresentação Aérea com Edo
16h – Apresentação Aérea com a Esquadrilha da Fumaça
17h – Happy hour com a Banda Doce Veneno

Domingo dia 24
9h as 10h30 - Chegada das Aeronaves + passagens
10:30h – Voo do Staggerwing
11h – Apresentação Esquadrão Textor
11:40h – Apresentação Ernani
12h – Apresentação Musical com o Grupo Choro em Trio
13h – Apresentação Aérea com Richieri
15h30 – Apresentação Aérea com Edo
16h Encerramento do evento




• Exposição de aviões antigos, clássicos e modernos;
• Exposição de helicópteros, ultraleves, planadores e equipamentos;
• Exposição de empresas, universidades e entidades do setor aeronáutico;
• Exposição de produtos dos mais diversos ramos de negócios;
• Simuladores de vôo;
• Atividades lúdicas para crianças;
• Apresentações artísticas e musicais para todo o público do evento;

** Programação sujeita a alterações
broafly-in.com.br

segunda-feira, 18 de junho de 2012

FAB e Correios assinam acordo de Intercâmbio

FAB e Correios assinam acordo de Intercâmbio Logístico e Operacional




A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) assinaram nesta terça-feira (5/6), na sede do Comando da Aeronáutica, em Brasília, um acordo que estabelece diretrizes fundamentais para a promoção do intercâmbio logístico e operacional pelo incremento nos serviços prestados pelo Correio Aéreo Nacional (CAN).


 Assinaram o acordo o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, e o Presidente da ECT Wagner Pinheiro de Oliveira.

 O acordo prevê o apoio tecnológico por meio do incentivo a pesquisa e treinamento, e capacitação dos militares, servidores e empregados tanto da Aeronáutica quanto da ECT. 


Segundo o Presidente da ECT, "o acordo representa a busca da melhoria do atendimento e integração nacional, facilitando o acesso a correspondência à população".

 Ele destacou ainda que "o papel da Aeronáutica é importante, porque ela pode ajudar a dar suporte a regiões longínquas, como a região amazônica". 

 O Comandante da Aeronáutica destacou as possibilidades de trabalhos conjuntos, e afirmou que o acordo abre possibilidades para outras parcerias mais específicas entre as duas instituições. 


 Fonte: Agência Força Aérea
Foto: agenciabrasil

sábado, 16 de junho de 2012

Aeroporto de Palmas-TO registra caso de laser

No mês de fevereiro deste ano, pessoal da Infraero de Palmas registraram 02 ocorrências de lasers na aproximação final da RWY32, estes foram reportados pelo TAM3726 e outro pelo PR-SST (Esquilo da Civil), todos os reportes vindo da direção do Jardim Aureny.


Veja abaixo as ocorrências reportadas ao CENIPA:

PRSST (AS50 - AERONAVE EM MISSÃO POLICIAL) proveniente da região sul (Taquaralto) retornando para SBPJ quando a 2nm na final da RWY32, aos 2151z, reportou raio laser com origem no Jardim Aureny, informou que entrou em contato com as viaturas da Policia Militar e que iria pousar no local para realizar o flagrante. Aos 2229z decolou do local e prosseguiu para SBPJ. Após o pouso o Cmte da acft (Cmte Ferrão) ligou na TWR e passou os dados da ocorrência, informando que se tratava de dois menores e que foi feito um BO de nº2896.

----------------------------------

TAM3726 (PRMHR), QUANDO, APROXIMADAMENTE, A 3NM DA FINAL DA RWY32, REPORTOU RAIO LASER, NA REGIÃO DO JARDIM AURENY, POSIÇÃO 3 HORAS DA SUA AERONAVE.


cenipa.aer.mil.br

Número de reportes de raio laser duplica em relação a 2011

O que para alguns é uma brincadeira, apontar raios laser para a cabine de aeronaves é um risco para a aviação: a luz intensa pode ofuscar a visão dos pilotos e até contribuir para que ocorram acidentes. Em 2012, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) disponibilizou um formulário on-line para registro de ocorrências e, em apenas cinco meses, o número de relatos dobrou em relação a 2011. Até o dia 4 de junho, 670 casos já foram registrados, contra 250 do ano anterior.

Os aeroportos com maior número de ocorrências são os de Londrina (55 casos), Vitória (44), Brasília (42) e Campinas (41). Mas os casos ocorrem em todas as regiões: até agora, o único Estado sem casos é Sergipe. “O que se vê hoje é a facilidade de aquisição deste artefato. Por isso, no Brasil, nos últimos três anos, houve aumento do número de relatos”, afirma o Major-Aviador Márcio Vieira de Mattos, da Divisão de Aviação Civil do CENIPA.

As consequências da utilização do raio laser podem ser danosas, conforme alerta o Major Mattos. “A probabilidade de se derrubar um avião com equipamento de emissão de laser é baixa, mas não pode ser descartada, uma vez que nós temos na frota nacional aeronaves que voam com apenas um piloto. Quando atingido diretamente nos olhos, o comandante do avião pode ter dificuldade de interpretar os instrumentos, cegueira momentânea e a formação de imagens falsas, que numa situação de decolagem ou pouso pode ser crítica. Nós temos que trabalhar em termos de prevenção”, afirma o oficial do CENIPA.

cenipa.aer.mil.br

CESSNA P210 - ROLLS ROYCE


sexta-feira, 15 de junho de 2012

ANAC LIBERA PISTA DE ARAGUAINA PARA POUSOS E DECOLAGENS

 Anac libera pista nesta tarde de sexta-feira (15), mas fica uma observação quando pista molhada.


Abaixo segue o NOTAM atualizado na data de hoje.

 ------------------------------------------------------

Suplementos AIP SWGN

Não há suplementos em vigor para a localidade SWGN

NOTAM SWGN

NOTAM

--AGA--

Período: 15/06/12 22:38 a 13/09/12 23:59
RWY 09/27 CLSD QUANDO MOLHADA)
(F1624/2012)


Fonte: AisWeb/ Notam

Sem o embargo judicial, Anac garante que pista de Araguaina será liberada em poucos dias

Aeroporto estava interditado desde o ano passado
Da Redação

Ao dar continuidade aos pleitos que tem realizado a favor da liberação da pista do aeroporto de Araguaína, o senador Vicentinho Alves (PR) apresentou, nessa quarta-feira, 13, aos diretores da Agência Nacional de Aviação Civil o documento com a decisão proferida pelo Juiz Sérgio Aparecido Paio, da 2ª Vara da Fazenda Pública e Registros da Comarca de Araguaína, que desembarga a pista do aeroporto para a devida operacionalização. As informações são da assessoria de imprensa.

A decisão proferida pelo juiz na tarde da terça-feira, 12, homologa o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre o Governo do Tocantins, a prefeitura de Araguaína e o Ministério Público Estadual e que foi firmado no início desta semana.

Durante a audiência realizada na Anac, Vicentinho Alves, acompanhado do secretário de infraestrutura do Tocantins, Alexandre Ubaldo, expôs ao superintendente de infraestrutura aeroportuária, Fábio Rabane, e ao diretor de regulação econômica, Ricardo Bezerra, ambos do órgão regulador, que a decisão judicial estabelece os critérios para o devido funcionamento da pista.

Ao apresentar a decisão judicial, o senador recebeu a confirmação da diretoria da agência, que a Anac agilizará junto ao Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA) a elaboração da documentação necessária (o Notam – documento que relaciona informações sobre condições aeroportuárias que abrangem quesitos de operação, eficiência e segurança aéreas) para liberar a pista do aeroporto de Araguaína para operação.


portalct.com.br

RADAR METEOROLÓGICO SP EM TEMPO REAL


O radar meteorológico.
Localizado em ponto estratégico na cidade de São José dos Campos, próximo à rodovia Presidente Dutra, o novo radar tem a função de monitorar, em tempo real, as condições meteorológicas no Leste paulista. Com este novo instrumento será possível prever chuva forte na Grande São Paulo, Vale do Paraíba, litoral Norte, Baixada Santista e região de Campinas. 
Planeje seus voos!!!

Fonte: climatempo.com.br

ANAC disponibiliza sistema de cadastramento de aeródromos



Sistema permite o envio digital de documentos
Cadastramento de aeródromos
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) oferece aos usuários um sistema de cadastramento on-line de aeródromos privados que permite o preenchimento e o envio digital de requerimentos de inscrição, renovação ou alteração no cadastro de aeródromos, sem necessidade de encaminhamento de documentação física.

Após o envio, o sistema gera e disponibiliza automaticamente o número do processo referente à solicitação, o que facilita o acompanhamento on-line da situação do processo. A ferramenta permite também a geração da GRU (Guia de Recolhimento da União) para pagamento da TFAC (Taxa de Fiscalização da Aviação Civil) referente a cada processo. 

Como acessar

Para utilizar o serviço, o primeiro passo é efetuar cadastro no Sistema de Aviação Civil (SACI) (https://sistemas.anac.gov.br/saci/). Em seguida, o usuário deve selecionar a opção "Solicitar acesso" e preencher as informações cadastrais, inclusive seu login de usuário e o e-mail para o qual deverá ser enviada a senha de acesso. Depois, basta selecionar o serviço "Aeródromo".

Clique aqui (http://www2.anac.gov.br/aerodromos/pdf/Manual.pdf) e confira o Manual de Utilização do Sistema Aeródromos.

Em caso de dúvidas ou problemas no sistema, envie e-mail para cadastro.aeroportuario@anac.gov.br

Saiba mais sobre o Sistema:

Sistema de Cadastramento de Aeródromos
http://www2.anac.gov.br/aerodromos/SistemaCadastro.asp

Fonte: anac.gov.br