sexta-feira, 24 de agosto de 2012

À VENDA - CESSNA SKYLANE 182P IMPECÁVEL



 Marca / Manufacturer
Cessna

Modelo / model

C182P
Ano/year
1972

Hs Totais Célula / Total Hours

3167,2 Hs Célula

Após / After TBO Hours 363,1

Vencimento I.A.M / Documentation until
10/11/2012

CA
19/12/2012

MOTOR / ENGINE 
Marca e Modelo / Manufacturer / Model
CONTINENTAL/ O-470-R


Horas Totais / Total Hours
3167,2
Horas Após / Hours after TBO
363,1
Horas Disp / Available Hours to TBO

HÉLICE / PROPELLER
Marca e Modelo / Manufacturer / Model
MCCAULEY/ 2A34C-201 – TSN: 3.125,5 – TSO: 41,7



Horas Totais / Total Hours

Horas Após / Hours After TBO

Horas Disp. / Available Hours to TBO
3125,5HS                                                     41,7HS


EQUIPAMENTOS:
                                   
 PAINEL DE AUDIO 1COM/1NAV COM INTERFONE PILOTO/PASSAGEIROS, 2 ADF, 1 VOR, GIRO DIRECIONAL, TRANSPONDER MODO C, GARMIN 100, EGT, PITOT HEAT. (TODOS OS INSTRUMENTOS DO MOTOR ESTÃO FUNCIONANDO PERFEITAMENTE).

INTERIOR:

BEM CONSERVADO

EXTERIOR:

PINTURA ÓTIMA

OBSERVAÇOES GERAIS – OBS

NUNCA VOOU EM GARIMPO, SEM HISTÓRICO DE ACIDENTES, SEMPRE HANGARADA, PRONTA PARA VOAR!

PREÇOS E CONDIÇÕES  /  PRICE AND CONDITION
Moeda /Currency
Reais
Preço/ Price
250.000,00
Forma de pagamento - OBS

Anunciante / Seller

Contato: Cláudio Matsubara
063 8110-0110
016 - 81016 - 36260009

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

NOVO CENTRO EMBRAER SERÁ INSTALADO EM SOROCABA

A unidade receberá investimentos de 45 milhões de reais nos primeiros cinco anos e vai gerar 250 empregos

Embraer
Com área de 20 mil metros quadrados, o novo centro terá hangares, terminais, sala vip, salas de reunião para clientes e de descanso para pilotos, e escritórios administrativos (Germano Luders)
Com o início, esta semana, das obras do centro de serviços para jatos no aeroporto Bertram Luiz Leupolz, em Sorocaba, a Embraer amplia sua presença no interior do estado de São Paulo. Além da sede, em São José dos Campos, também no interior paulista, a empresa líder do setor aeroespacial no país possui unidades em Botucatu e Gavião Peixoto.
Com área de 20 mil metros quadrados, o novo centro da Embraer terá hangares, terminais de embarque e desembarque de passageiros, sala vip, salas de reunião para clientes e de descanso para pilotos, e escritórios administrativos. As oficinas vão oferecer serviços de manutenção, reparos e revisão para aeronaves executivas. A inauguração está prevista para o segundo semestre de 2013.
De acordo com o diretor de Suporte e Serviços ao Cliente da Embraer, Edson Carlos Mallaco, o projeto é resultado de um estudo de mercado com clientes, órgãos do governo e especialistas em marketing de aviação. "Essa iniciativa reforça nosso compromisso de atender bem a clientela brasileira", disse Mallaco.
A unidade receberá investimentos de R$ 45 milhões nos primeiros cinco anos e vai gerar 250 empregos. O objetivo da Embraer é ampliar o apoio à crescente frota de jatos executivos no País. A empresa já possui centro de serviço próprio em São José dos Campos e autorizados em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Goiânia. O novo centro da Embraer vai reforçar o polo aeronáutico de Sorocaba, que já conta com 12 empresas especializadas em manutenção de aviões.
veja.abril.com.br

Pista no AM onde homem foi atingido por avião estava interditada, diz Anac

 
Andrezza Lifsitch Do G1 AM
O município não possui aeroporto; a pista de pouso de Pauini, onde ocorreu o acidente, é localizada no centro da cidade (Foto: Luiz Carlos da Silva)O município não possui aeroporto; a pista de pouso é localizada no centro da cidade (Foto: Luiz Carlos da Silva)
A pista de pouso onde um motociclista morreu após ser atingido por um avião, em Pauini, no Amazonas, estava interditada desde março de 2011 por falta de infraestrutura para funcionamento e riscos operacionais. A informação foi confirmada, nesta quinta-feira (23), pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). "Nenhum operador aéreo poderia estar utilizando a pista para pousos e decolagens", informou a Anac em nota enviada ao G1.


O acidente aéreo envolvendo o motociclista ocorreu na tarde da quarta-feira (22). De acordo com a representação do município na capital, o homem atravessava a pista de pouso da cidade no momento do acidente. Ele foi decapitado.

Questionada sobre possíveis falhas na fiscalização das pistas de pousos no Amazonas, a Anac disse que "a fiscalização sobre segurança é a prioridade da Agência e vai além das ações observadas nos saguões dos aeroportos, alcançando a certificação das aeronaves, a habilitação da tripulação e dos procedimentos de segurança adotados tanto pelas empresas quanto pelos aeroportos".
Pista de pouso fica na área central da cidade de Pauini (Foto: Alex Mamed)Vista aérea da pista de pouso do município de Pauini (Foto: Alex Mamed)

"A Agência trabalha com conceitos preventivos de mitigação de riscos, obtida por meio de ações de vigilância continuada e de monitoramento das operações. As fiscalizações ocorrem, portanto, de forma programada, não programada e a partir de denúncias", informou.
A Anac informou ao G1 que vai abrir um processo administrativo para apurar possíveis irregularidades na fiscalização da pista. Ainda segundo a Agência, somente a partir do resultado das investigações, o piloto, o operador aéreo e aeroportuário poderão ser punidos pelo acidente.
O órgão afirmou ainda que aguarda relatório oficial do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), da Aeronáutica, para dar seguimento às investigações. Ainda segundo a Anac, somente após esse processo será possível apontar se o piloto que conduzia o avião possuía habilitação e Certificado de Capacidade Física (CCF) válidos para pilotar a aeronave.
Vítima atravessava a pista de pouso da cidade no momento do acidente (Foto: Luiz Carlos da Silva)Vítima atravessava a pista de pouso da cidade no momento do acidente (Foto: Luiz Carlos da Silva)
De acordo com a Agência, a aeronave modelo EMB-720D, utilizada no momento do acidente, encontra-se regular no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB). A validade de Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e o Certificado de Aeronavegabilidade também estão com situação regular.
O município não possui aeroporto. A pista de pouso de Pauini, onde ocorreu o acidente, é localizada no centro da cidade. De acordo com moradores, após registro de um acidente, o local foi cercado por arame farpado, mas devido à falta de manutenção a cerca foi rompida em diversos pontos.
Avião foi danificado durante acidente, mas o piloto não ficou ferido (Foto: Luiz Carlos da Silva)Avião foi danificado durante acidente, mas o piloto não ficou ferido (Foto: Luiz Carlos da Silva)

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Emissão de Certificado Médico Aeronáutico

Extensão da rede de examinadores credenciados

A ANAC credenciou novos examinadores médicos para a emissão de Certificado Médico Aeronáutico (antigo Certificado de Capacidade Física - CCF). O credenciamento foi realizado nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Ceará, Paraná, Pernambuco e São Paulo.
Veja a seguir a lista dos novos examinadores credenciados:



Cidade – UF
Credenciados a emitir CMA das classes
  2ª e 4ª
Balneário Camboriú – SC - Orly Pedrozo
Barão de Cotegipe – RS - Jader Paiva
Campo Grande – MS Clínica Aeroporto Clínica Aeroporto
Fortaleza – CE - Francisco Macedo
Londrina – PR Aeromédica serviços médicos Aeromédica serviços médicos
Porto Alegre – RS Clínica Maia (em breve) Fernando Sanchis
Recife – PE Clínica Aeromed Clínica Aeromed Paulo Meireles
São Paulo – SP - Andréa Galli

domingo, 19 de agosto de 2012

Angola: 727 operando no garimpo - documentário de Bertrand Schmit

Publicado por Carlos Roman em 12 outubro 2010 às 17:39 em O Mundo da Aviação - Artigos & Reportagens

Há algum tempo estava navegando no YouTube, explorando o que haveria de interessante dentro do nosso querido tema aeronáutico quando me deparei com uma série de vídeos intitulada "Tankers en plein ciel", na descrição constava algo como aeronaves de carreira servindo ao garimpo em Angola como transportadores de combustível. Grande foi a curiosidade e eu comecei a assistir. Embora em francês, não consegui sair da frente do PC enquanto não terminasse a série toda de cinco vídeos.

É essa série que estou repassando a vocês e que recomendo enormemente. Dentre as situações curiosas e empolgantes está a operação de Boeings 727  em pistas de terra, algumas aeronaves já chegaram até a voar no Brasil.

HUMOR - Aeromoças, Mundo Canibal

Colisão entre aeronaves deixa mortos no interior de SP

youtube.com/camfwaynes

Pouso forçado de avião bimotor fecha Aeroporto dos Amarais

Um avião bimotor particular modelo Seneca realizou pouso forçado no Aeroporto dos Amarais, em Campinas (SP), na tarde desta sexta-feira (17). Segundo o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), uma rajada de vento causou instabilidade na aeronave, que teve o trem de pouso recolhido ao sair da pista e tocar no solo. Apenas o piloto estava na aeronave. Ninguém se feriu.





Segundo a administração do aeroporto, o local está fechado para remoção do avião. Ela ficou sobre o gramado às margens da pista e pode causar riscos para novas decolagens ou pousos. O aeroporto foi reaberto às 17h30, segundo a assessoria do Aeroclube de Campinas.

Peritos do Seripa 4, órgão responsável pela investigação de acidentes aeronáuticos, foram até o aeroporto para avaliar o incidente. O Daesp não soube informar o número de voos prejudicados, pois trata-se de aviação executiva.
Avião pousa no Aeroporto dos Amarais, em Campinas (Foto: André Natale / EPTV) 
Avião pousa no Aeroporto dos Amarais, em Campinas (Foto: André Natale / EPTV)
 
video: correiotv
fonte: g1.com/eptv

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

AVIAÇÃO NO GARIMPO EM 80 - GLOBO RÉPORTER

Calendários de exames para pilotos


ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil - BrasilExames para revalidação de licenças em 2012
A ANAC divulgou, nesta sexta-feira (17), novos calendários de aplicação de exames práticos para revalidação de habilitação em aeronaves em 2012. São dois cronogramas diferentes: o calendário de exames em aeronaves de Asa Fixa e o calendário de exames em aeronaves de asa rotativa. Dependendo da data e do local, as provas podem ser aplicadas nos turnos matutino (a partir das 8h) e vespertino (a partir das 13h).

Para agendar as provas (checks), os pilotos devem enviar mensagem eletrônica para o endereço agendar.check@anac.gov.br. Na mensagem devem constar o nome completo do piloto, código ANAC, telefone, habilitações e licenças a serem examinadas e modelo da aeronave na qual o profissional realizará o exame — além do local, data e horário. É importante que os candidatos solicitem a marcação das provas com antecedência, pois entre a data de solicitação e a prova deverá haver um intervalo de pelo menos duas semanas, no caso de exames no Brasil, e de quatro semanas, para exames no exterior. Todos os agendamentos serão confirmados por meio de mensagem eletrônica.

No caso de exames em planadores, balões ou dirigíveis, não existe um calendário pré-definido; os próprios candidatos devem indicar a localidade e a data escolhidas, para que a ANAC possa avaliar a possibilidade de realização dos exames. Além disso, candidatos que desejem realizar os exames em centros de treinamento certificados pela ANAC devem verificar o local desejado no endereço http://www2.anac.gov.br/educator/ct.Aspx.

Caso o piloto já tenha agendado sua prova e deseje efetuar o cancelamento da marcação, será preciso observar alguns procedimentos. Somente serão justificados pedidos de cancelamento nos casos de indisponibilidade da aeronave (com o envio de cópia da página do Livro Técnico de Bordo, onde constarão o motivo real da indisponibilidade) e de indisponibilidade  do piloto (com o envio do  respectivo atestado médico). Pedidos de cancelamento injustificados poderão atrasar o atendimento.

anac.gov.br

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Novas regras aumentam segurança da aviação geral

     A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) instaurou audiência pública (Audiência Pública nº. 21) para receber contribuições da sociedade sobre nova Resolução para o Sistema Decolagem Certa (DCERTA), cujo objetivo é aumentar ainda mais o nível de segurança operacional da aviação geral. As contribuições podem ser encaminhadas até 07/09/2012. Mais informações podem ser consultadas aqui.
     
     Pela nova proposta, não serão aceitas Declarações de Regularidade para voos em que os certificados apresentados estejam vencidos há mais de 30 dias. Além disso, a ANAC dará início ao envio de comunicação acerca de cada voo aos proprietários envolvidos na operação das aeronaves, a exemplo do que tem sido feito com os pilotos desde dezembro de 2011 para inibir a utilização de Códigos ANAC por terceiros. Assim, a Agência atuará de forma ainda mais intensa para reduzir voos com irregularidades relacionadas à validade de certificados e habilitações de tripulantes e aeronaves.

      Depois de deliberado pela diretoria da Agência, o novo normativo entrará em vigor 30 dias depois de publicado no Diário Oficial da União, estabelecendo novos procedimentos para o DCERTA. A implantação do DCERTA na totalidade dos aeroportos que contam com Salas de Informações Aeronáuticas (Salas AIS) no Brasil, desde a vigência da Resolução nº. 151/2010, tem permitido a redução de irregularidades relativas à documentação do piloto ou da aeronave, estimulando a regularização de pendências dos tripulantes e operadores e o aumento da confiabilidade na base de dados do Sistema.

      Propõe-se restringir a utilização das Declarações de Regularidade para documentos e certificados que não tiverem seus prazos de validade vencidos há mais de 30 dias para os documentos relativos à tripulação (CCF/CMA, Habilitações e Proficiência Linguística) e para Certificado de Aeronavegabilidade (CA) suspenso ou vencido no máximo até 30 dias a partir da entrega da primeira Declaração de Regularidade na Sala de Informações Aeronáuticas (AIS).

APÓS APROVAÇÃO

      Com a aprovação das mudanças, a ANAC, além informar por e-mail os pilotos sobre os voos realizados com seus códigos e de tornar disponível, no sítio da Agência, o relatório de todos os voos realizados, expandirá essa iniciativa aos operadores de aeronaves sobre o uso das marcas de suas aeronaves nos voos realizados.

      O DCERTA faz do Brasil o único país do mundo a contar com uma ferramenta de segurança operacional de tal porte voltada especificamente para a aviação geral, tendo alcançado um patamar extremamente elevado em termos de vigilância continuada e monitoramento em seus voos.

anac.gov.br