A Eclipse Aerospace, fabricante pioneira entre os jatos executivos leves, reconhece no Brasil um mercado promissor para suas aeronaves
A empresa Eclipse Aerospace recebeu a
certificação de tipo para seu jato bimotor “Total Eclipse”. A fabricante
de Albuquerque, NM, trabalhou junto à ANAC para certificar o EA-500 e o
Sistema de Gerenciamento Integrado Avio Eclipse (IFMS).
A Eclipse oferece a mais recente versão
do EA-500 configurado com o IFMS e certificado para voo em condições de
gelo conhecidas (FIKI). Além disso, o jato é oferecido completo, com uma
garantia “do nariz à cauda”, pintura nova e novo interior.
“Estamos extremamente orgulhosos da
velocidade com que nossa equipe de engenharia e nosso Grupo de
Certificação Internacional trabalhou durante o processo de validação,
disse Ken Ross, presidente da Eclipse para servições globais. “Obtivemos
um tremendo interesse e empolgação por parte da comunidade da aviação
corporativa e privada, e estamos ansiosos pela introdução do EA500 no
Brasil”.
A Eclipse Aerospace oferece também o
Eclipse 550, a nova versão de produção do Total Eclipse, cujas primeiras
entregas estão estimadas para meados de 2013.
O “Eclipse Total” é a versão “renovada”
de fábrica do jato homônimo que foi um dos pioneiros na onda que ficou
conhecida como VLJ (Very Light Jets). Após sérias dificuldades com a
integração dos motores que não ofereciam o empuxo necessário, o custo de
desenvolvimento da aeronave original (monomotor) se tornou
insustentável. A empresa foi reerguida com uma injeção de capital e nova
diretoria, e algumas das aeronaves bimotoras até então comercializadas
foram re-adquiridas pela empresa, passando por um “overhauling” que
culminou no EA-500, onde o “500″ quer dizer que a aeronave tem menos de
500 horas de operação.
O custo de aquisição da aeronave é de US$ 2,15 mi.
Fontes: AOPA, Aviacao.org e Eclipse Aerospace
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