quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Passageiros reclamam de filas e atrasos com problema em sistema da TAM

Segundo a companhia, check-in ficou instável entre 6h e 8h40.
Em Congonhas, passageiro teve que cancelar reunião após atraso em voo.

Um problema no sistema de check-in da companhia aérea TAM causou transtornos para os passageiros no aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (19). Durante a manhã, todos os voos da companhia chegaram a constar como atrasados nos paineis do aeroporto. De acordo com a empresa, o problema começou às 6h e foi totalmente resolvido às 8h40.

Com sua passagem marcada para as 10h transferida para as 14h, Sérgio Araújo, que trabalha com comércio exterior, teve que cancelar sua reunião em Belo Horizonte e adiar a viagem para a próxima semana. “Muitos atrasos, problemas, voos cancelados. Me mudaram para um voo de outra companhia à tarde, mas para mim não dá. Já cancelei a reunião”, disse ele ao deixar a área de check-in na TAM.

A professora Eliane Siqueira enfrentou problemas não só em Congonhas, mas também em Recife, capital de Pernambuco, de onde saiu nesta manhã. “Me disseram que estavam trocando o sistema, e por isso as máquinas de autoatendimento não estavam funcionando para agilizar”, contou ela, que ficou cerca de 40 minutos na fila no aeroporto da Zona Sul de São Paulo para seguir para Florianópolis, em Santa Catarina.


Em nota, a assessoria de imprensa da TAM, o sistema de check-in ficou intermitente, provocando atrasos na operação da companhia. De acordo com a empresa, a malha aérea deve ser normalizada ao longo do dia.

Segundo um funcionário da empresa em Congonhas, a lentidão no sistema fez com que o check-in passasse a ser feito manualmente em alguns momentos. Com isso, os aviões precisaram ficar retidos até a chegada dos passageiros, causando os atrasos. De acordo com o funcionário, o sistema da empresa foi modificado na segunda-feira (16) para adequação à Star Alliance, aliança entre empresas aéreas que permite compartilhamento de programas de milhagem.

Aliada à instabilidade, a fila foi intensificada pelo movimento de passageiros que vão viajar no feriado do Dia da Consciência Negra, nesta sexta-feira (20). “Todo feriado ter isso realmente é um transtorno. Fiquei 40 minutos na fila, e ninguém deu nenhuma informação”, disse a advogada Luciana Aronsom, que seguia para Brasília para uma reunião.

Fonte: G1, em São Paulo

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