terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Você está Preparado para Voar Sozinho IFR? - AOPA.org

Gostaria de abordar hoje um assunto que pouco escutamos falar, mas é uma das principais causas de acidente fatal no mundo, “Single Pilot IFR” ou simplesmente voando sozinho sob regras de vôo por instrumento. Está situação independe se está IMC ou não.

Um dos principais pontos quando se voa IFR sozinho é o tamanho da carga de trabalho que o piloto tem que realizar, como prestar atenção nos instrumentos,

na rota de vôo, comunicação com os ATCs, voar a aeronave e tornar tudo em um pouso seguro no destino final para seus passageiros e a si mesmo.



Alguns dos riscos envolvidos são: desorientação espacial, mau planejamento do vôo, condições meteorológicas adversas, falta de gerenciamento da cabine etc.



Voar sozinho IFR é seguro?



Sim é seguro, diariamente milhares de pilotos no mundo cruzam os céus nesta condição e pousam com total segurança, claro que isso com muito treinamento e as qualificações adequadas para esta atividade, não pode ser apenas algo ocasional, realmente depende de treinamento constante. Poucos dias atrás tivemos no estado de SP um acidente de CFIT (Voo controlado contra o solo) onde provavelmente envolve algumas das condições mencionadas neste texto.



Lembre-se das velhas orientações do seu instrutor no aeroclube, quando estiver voando IFR sozinho durante a noite e em condições IMC ele sempre dizia: “Voe o avião, Navegue, Comunique-se”, exatamente nesta sequência, com certeza isso ajudará a se organizar no momento de maior estresse de voo e não esqueça que se não puder responder a um chamado da torre neste momento peça para aguardar.


Todos os vôos envolvem riscos, o segredo é balancear o risco, treinando suas habilidades, conhecimento da situação que irá enfrentar e equipamento adequado para a missão. O voo noturno IFR, em condições IMC e sobre o mar é com certeza uma das condições mais propícias para desorientação espacial conforme gráfico abaixo da AOPA(Aircraft Owners and Pilots Association).



Estabeleça com seus passageiros a regra de cockpit estéreo nas áreas de terminal e durante os pousos e decolagens, se pular algum item do checklist por distração, reinicie ele novamente, não siga apenas na confiança, lembre-se disso. Minimize os risco do voo que irá realizar, consulte todas as previsões de tempo que puder, ligue para o destino e confirme o tempo local e da sua alternativa também, estude a rota detalhadamente, consulte todos os NOTAMs, resumindo FIQUE PREPARADO PARA TODAS AS POSSÍVEIS SUTUAÇÕES QUE IRÁ ENFRENTAR, isso trará segurança e confiança nas suas decisões.



"O sucesso de um voo é pousar a sua aeronave com segurança, isso não quer dizer que seja no destino planejado e na hora marcada!!! "



Autor: Cmte Roberto Leite
Fonte: AOPA.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário