quinta-feira, 19 de julho de 2012

JOVEM PILOTO BRASILEIRO CUMPRE PRIMEIRA ETAPA DE VOLTA AO MUNDO

Depois de percorrer os Estados Unidos, Canadá, Groenlândia, Islândia, Escócia e Inglaterra, o Brasil Voando Alto completa a primeira fase da viagem e se prepara para seguir rumo à Rússia. A expectativa é que o monomotor decole amanhã (18/07) de Londres, passe por Berlim e chegue a Moscou na sexta-feira (20/07).

Com o desafio de tornar-se o piloto mais jovem a dar a volta ao mundo a bordo de um monomotor, Walter Toledo decolou no dia 08 de julho de Goiânia. Ele pretende realizar o trajeto no prazo de 30 dias, percorrendo 11 países.

Segundo o piloto Walter Toledo, o trecho mais difícil da viagem foi do Canadá até a Escócia, pois partindo do aeroporto de Goose Bay em direção à Groenlândia todo o trajeto é percorrido sobre o oceano e geleiras. Outra dificuldade na região é a mudança constante das condições meteorológicas.

Sobre a receptividade do Brasil Voando Alto em terras distantes, Toledo afirma que se surpreendeu com a organização dos aeroportos, mesmo nos menores e mais distantes dos grandes centros, e também com a recepção amigável das autoridades locais.

“Todos ficaram animados com o nosso projeto e surpresos por um brasileiro ter essa iniciativa. Ficou claro durante as nossas conversas o respeito e a admiração deles pelo Brasil”, ressalta.

Com essa expedição intitulada "Brasil Voando Alto", Walter Toledo afirma que pretende motivar os jovens a superarem seus próprios limites e também mostrar ao mundo o potencial do Brasil e do povo brasileiro.

Saneamento para todos

Durante a viagem, o piloto também levará ao mundo uma mensagem em defesa do saneamento básico para todos os brasileiros. De acordo com o censo de 2010, no Brasil apenas 46% da população tem seu esgoto tratado, o que significa que aproximadamente 100 milhões de brasileiros não tem acesso a saneamento básico. O Brasil é o 9º colocado no ranking mundial "da vergonha" com 13 milhões de habitantes sem acesso a banheiro.

O avião

A aeronave utilizada na expedição é um monomotor fabricado pela PIPER, com motor de 350hp bi turbo, não pressurizado, com alcance de 1300 milhas náuticas (2.400km), altitude máxima de voo de 25 mil pés e capacidade para 6 pessoas. Com consumo horário de 72 litros por hora em voo de cruzeiro, PIPER MALIBU MATRIX.

Redação360º
Foto: Divulgação/Brasil Voando Alto

Nenhum comentário:

Postar um comentário