domingo, 15 de julho de 2012

O JOVEM PILOTO BRASILEIRO CHEGA A LONDRES

Batizada Brasil Voando Alto, a expedição vai percorrer 12 países nas Américas do Sul, Central e do Norte, além da Europa
Walter Toledo seguirá depois para a França
(Foto: Cedoc/RAC)










O piloto brasileiro Walter Toledo, de 20 anos, e seu companheiro de expedição, o fotógrafo e amigo Eduardo Mello Fleury, de 22 anos, chegaram em Londres hoje, dia 13 de julho, onde devem ficar até quarta-feira. De lá, eles seguem para a França, cumprindo o roteiro da viagem de volta ao mundo em 20 dias a bordo de um monomotor. Batizada Brasil Voando Alto, a expedição vai percorrer 12 países nas Américas do Sul, Central e do Norte, além da Europa. No último dia 03, a dupla iniciou a jornada, decolando do hangar 27 do Aeroclube de Campinas, nos Amarais.


Toledo ligou de Londres para a reportagem do Grupo RAC, comentando sobre a viagem a partir da chegada da dupla nos Estados Unidos, na última terça-feira. Entre a Carolina do Norte e Virgínia, o piloto decidiu não enfrentar uma tempestade. “Resolvemos não enfrentá-la. Era uma tempestade de gelo, trovão que nos cercou. A nossa única opção foi pousarmos no aeroporto de Wilmington, na Carolina do Norte”, explicou. No dia seguinte, na quarta-feira, eles seguiram para o Canadá – iniciando uma etapa desafiadora, em uma região fria e com um longo trajeto sobre o oceano, seguindo para a Groenlândia.


Na quinta-feira, eles pernoitaram na cidade de Narsarsuaq, na Groenlândia, e seguiram pela manhã para Keflavik, na Islândia. Hoje, eles entraram no Reino Unido pela Escócia. “Passamos por três fusos horários diferentes e, na Groenlândia, foi difícil dormir porque é um local que não anoitece. Estes dias em Londres será bom para repousar”, disse. Lá, ele está na companhia de sua família. Além de descansar, a parada em Londres é estratégica para a realização da manutenção preventiva do avião – que recebeu o nome de Piper Malibu Matrix. Quem quiser acompanhar a volta ao mundo, o piloto tem atualizado a página da expedição no Facebook (www.facebook.com/brasilvoandoalto).

Roteiro


O roteiro prevê o consumo de 11 mil litros de combustível de aviação ao longo de 125 horas de voo. Estão previstas 30 paradas para abastecimento e serão feitas duas paradas de manutenção – sendo esta em Londres. Ao todo, serão 41 mil quilômetros percorridos durante a expedição Brasil Voando Alto.
Glaucia Santinello   AGENCIA ANHANGUERA DE NOTÍCIAS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário