quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Aeroportos do Ceará registraram acidentes com animais em 2012

Somente em Fortaleza foram registrados 31 choques com animais, incluindo cães

Os choques entre aviões e outras animais durante as movimentações de pouso e decolagem é um problema comum nos aeroportos brasileiros. No Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, 31 aeronaves já colidiram, até outubro deste ano, contra animais que estavam na pista ou próximos a ela, segundo os dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

No terminal aéreo de Juazeiro do Norte, o número sofre um pequena variação, com 20 registros de colisão, apesar do menor fluxo de aviões que passam pelo aeroporto da Região do Cariri. No Brasil, 1.394 colisões foram registrados neste ano e de acordo com dados de 2011, o motor da aeronave costuma ser a peça mais atingida.

Ações de prevenção no Pinto Martins 
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que o órgão, em parceria com a Universidade de Brasília, faz o estudo da fauna presente no entorno do terminal instalado na capital cearense como forma de prevenir esse tipo de acidente e também ressaltou que alguns cursos são periodicamente realizados para repassar as principais instruções de como o piloto deve proceder em acidentes como esses.

O Cenipa explica que uma das formas de combater o problema é fazer a identificação das espécies-problema, colocando-as numa lista de acordo com seu risco potencial, prosseguindo com a definição de seus hábitos e dos fatores atrativos que as trazem aos setores usados pelas aeronaves.
O órgão lembra que, desde 1995, foram estabelecidas restrições à implantação de atividades que atraíssem aves no entorno dos aeroportos, mas critica a inexistência de definição sobre as obrigações feitas aos órgãos públicos responsáveis pelo uso do solo urbano e pelas sanções aos empreendedores.

Raposas também são atingidas
Apesar das aves serem as mais atingidas, outros animais acabam sendo também vítimas de acidentes registrados  na pista de pouso e decolagem.  Em junho, uma raposa foi morta por uma aeronave ao ser atingida na pista do aeroporto de Fortaleza e outro animal da mesma espécie também  foi atropelado em abril. De acordo documento disponível no site do Cenipa, a maior parte dos aviões envolvidos nesse tipo de colisão é vistoriada antes de um novo voo.

JangadeiroOnline
Alan Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário